SIDERÚRGICA - O QUE VOCÊ TEM A VER COM ISSO ?

Foto da Vale e Arcelor Mital- Impacto da siderúrgica em Vitória – Espírito Santo, 28 de agosto de 2009.
Quem mora ao redor provavelmente ficará doente, especialmente se for idoso e crianças. A poluição trás diversas doenças, pois os gazes de siderúrgicas estão carregados de metais pesados, enxofre e outros poluentes.
A Vale (ex- CVRD) e a Arcelor (ex-CST) são antigas no Espírito Santo e conhecemos muito bem, principalmente os sindicalistas, ambientalistas e moradores de Vitória e Vila Velha. A Arcelor Mital produz em Vitória – ES mais de 7 milhões de toneladas de aço ano e geram muito, muitos prejuízos a saúde pública e ao meio ambiente. A foto acima é uma amostra do que estamos demonstramos, e as autoridades até quando ficarão omissas?
Agora querem (estão) também acabar com a qualidade de vida e bem estar dos moradores da região de Anchieta, com apoio “indireto” de representante do Ministério Público, o que é vergonhoso, afinal o que não é vergonhoso no “Espírito Santo”.
A siderúrgica Arcelor Mital planeja aumentar a capacidade de produção de aço em Vitória, o que significa mais poluição e mais mortes, e é por isso que conclamamos a todos os cidadãos espírito-santense a enfrentar este grande mal para grande Vitória, preventivamente, pois não podemos deixar o licenciamento ambiental “rolar,” senão será mais um rolo compressor. Diga “queremos viver, siderúrgica não”.
Em Anchieta o representante do Ministério Público – Dr. Marco Antônio impediu que ambientalistas participassem de reunião com a Vale (siderúrgica – CSU) e posteruiormente chamou reunião aberta – Fórum de Ubu- para discutir termo de referência da Siderúrgica, ou seja, antes de conhecer o projeto, previamente quer dar o aval para depois que estiver construída propor termo de compromisso ambiental - TCA, como se resolvesse muita coisa. É lastimável o atentado contra o povo dos municípios da região de Anchieta, que com a expectativa da siderúrgica, em poucos meses está amargando o aumento da violência urbana, prostituição, favelização, entre outros problemas.
Em favor da vida também conclamamos para lutarmos contra a instalação da mega-siderúrgica em Anchieta, pois a vida tem que ter mais valor do que a concentração de renda das mãos de poucos e o prejuízos divididos para todos.
Agora começa o verdadeiro enfrentamento a Vale e também a Arcelor. Vamos impedir a ampliação na grande Vitória e a construção deste maléfico projeto em Anchieta.
Sim à vida e com certeza este câncer não vai ser ampliado em Vitória e não radicado em Anchieta.
A vitória é nossa.

Comentários

  1. Vejo a necessidade de pensar e repensar antes de agir.Sabemos a importância de um passo dado certo ou errado e suas consequências.
    Devemos observar outras experiências
    já realizadas e aprender com elas.
    Sabemos da necessidade do desenvolvimento e devemos agir de forma responsável para que esse seja desenvolvimento verdadeiro,
    onde a qualidade de vida esteja sempre associada a ar limpo, rios,lagos ,mares , lagoas e população humana e animal livres de poluição.
    Portanto acho que devemos analisar todas as possibilidades.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Exerça à cidadania, contribua com Anchieta.

Postagens mais visitadas deste blog

Novo circuito turístico em Anchieta, Vale Viver Corindiba

LUTA PELA TERRA. Auto-reconhecimento da comunidade indígena Tupiniquim da Chapada do A em Anchieta

Anchieta é a cidade mais rica do Espírito Santo e a 10ª do Brasil !