ANCHIETA, QUEM TE VIU QUEM TE VÊ.

“Anchieta, quem te viu quem te vê”, é uma expressão que cai bem no município, pois reflete bem o que era nas primeiras décadas do século passado e da atual, ou seja, as coisas em geral pioraram. Para dar alguns exemplos, temos a educação, basta observar... No site do MEC, ícone IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Anchieta infelizmente amarga no ensino fundamental o segundo pior índice do Espírito Santo, embora, o prefeito em exercício seja um professor . A segurança foi outra mudança radical, o prefeito Edival por ser um seguidor do Governador, conhecido pelos críticos do Espírito santo como "IMPERADOR", aceitou o desenvolvimentismo a qualquer preço e hoje amargamos a insegurança, com reduzido numero de policiais militares, assim podemos dizer, Anchieta de município tranquilo e de Paz, para um centro da droga e insegurança. A política é outro exemplo de piora, desde 1989 a sociedade vem agüentando maus gestores, no total já passaram vinte anos, ora Moacyr Assad, ora Edival Petri ( criador e criatura), com expectativa de mais quatro anos. Podemos descrever um ponto positivo de mudança, a renda per capita (renda por pessoa) aumentou assustadoramente, e o município detém o troféu de campeão do Estado, e está entre os quarentas dos mais de cinco mil e quinhentos municípios do Brasil, mas a pergunta que fica à sociedade é, o que os últimos prefeitos fizeram com tanto dinheiro assim em Anchieta?
Quando haverá mudança em Anchieta?
Isso depende de cada um de nós, no SUFRÁGIO/VOTO e na constante busca de mudança no dia a dia.
Qual o motivo de Anchieta está no atraso total?
Nos últimos 20 anos, não conseguimos eleger prefeito íntegro com visão técnica e holística de gestor, inclusive para enfrentar o paternalismo da sociedade (Edival até tentou, mas foi DIVAgar e o paternalismo cresceu) e deixar a democracia fluir, principalmente nos conselhos do municipio, que a maioria dos representantes da sociedade é escolhido unilateralmente pelo prefeito, SEM ELEIÇÃO. Quando a sociedade reclama que “a prefeitura não faz nada certo” em grande parte tem razão, e respondo o motivo, existe uma rotatividade muito grande dos funcionários, é um “troca troca” que a administração não “anda”.
Como resolver isto?
Com Concurso Público realizado para atender a demanda do município, não como o que foi feito, “para meia dúzia”, só para cumprir um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, em que o Sinfa – Sindicado dos funcionários, conseguiu impor juntamente com o Ministério Público do Trabalho à Prefeitura. Tem que haver concurso para as secretarias de Educação, dos professores aos técnicos da secretaria, para a secretaria de Turismo, de Ação Social, Obras, Meio Ambiente, Fazenda, Agricultura, Administração, Procuradoria e Esporte, secretarias estas que tem em sua maioria contratados e comissionados.
O Concurso Público...
É uma Obrigação Constitucional, queira ou não, o prefeito será obrigado a fazer, com certeza no máximo dentro dos próximos dois anos, judicialmente ou administrativamente haverá
Vamos fazer nossa parte, senão ficaremos sem água, sem praças (das castanheiras), sem educação, sem segurança e sem vida. Só assim Anchieta vai mudar.
Enquanto isso, os "URUBUS" continuam usufruindo “NOSSA praia”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo circuito turístico em Anchieta, Vale Viver Corindiba

LUTA PELA TERRA. Auto-reconhecimento da comunidade indígena Tupiniquim da Chapada do A em Anchieta

Anchieta é a cidade mais rica do Espírito Santo e a 10ª do Brasil !