ANCHIETA, QUEM TE VIU QUEM TE VÊ.
“Anchieta, quem te viu quem te vê”, é uma expressão que cai bem no município, pois reflete bem o que era nas primeiras décadas do século passado e da atual, ou seja, as coisas em geral pioraram. Para dar alguns exemplos, temos a educação, basta observar...
No site do MEC, ícone IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Anchieta infelizmente amarga no ensino fundamental o segundo pior índice do Espírito Santo, embora, o prefeito em exercício seja um professor . A segurança foi outra mudança radical, o prefeito Edival por ser um seguidor do Governador, conhecido pelos críticos do Espírito santo como "IMPERADOR", aceitou o desenvolvimentismo a qualquer preço e hoje amargamos a insegurança, com reduzido numero de policiais militares, assim podemos dizer, Anchieta de município tranquilo e de Paz, para um centro da droga e insegurança. A política é outro exemplo de piora, desde 1989 a sociedade vem agüentando maus gestores, no total já passaram vinte anos, ora Moacyr Assad, ora Edival Petri ( criador e criatura), com expectativa de mais quatro anos. Podemos descrever um ponto positivo de mudança, a renda per capita (renda por pessoa) aumentou assustadoramente, e o município detém o troféu de campeão do Estado, e está entre os quarentas dos mais de cinco mil e quinhentos municípios do Brasil, mas a pergunta que fica à sociedade é, o que os últimos prefeitos fizeram com tanto dinheiro assim em Anchieta?
Quando haverá mudança em Anchieta?Isso depende de cada um de nós, no SUFRÁGIO/VOTO e na constante busca de mudança no dia a dia.
Qual o motivo de Anchieta está no atraso total?Nos últimos 20 anos, não conseguimos eleger prefeito íntegro com visão técnica e holística de gestor, inclusive para enfrentar o paternalismo da sociedade (Edival até tentou, mas foi DIVAgar e o paternalismo cresceu) e deixar a democracia fluir, principalmente nos conselhos do municipio, que a maioria dos representantes da sociedade é escolhido unilateralmente pelo prefeito, SEM ELEIÇÃO. Quando a sociedade reclama que “a prefeitura não faz nada certo” em grande parte tem razão, e respondo o motivo, existe uma rotatividade muito grande dos funcionários, é um “troca troca” que a administração não “anda”.
Como resolver isto?Com Concurso Público realizado para atender a demanda do município, não como o que foi feito, “para meia dúzia”, só para cumprir um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, em que o Sinfa – Sindicado dos funcionários, conseguiu impor juntamente com o Ministério Público do Trabalho à Prefeitura. Tem que haver concurso para as secretarias de Educação, dos professores aos técnicos da secretaria, para a secretaria de Turismo, de Ação Social, Obras, Meio Ambiente, Fazenda, Agricultura, Administração, Procuradoria e Esporte, secretarias estas que tem em sua maioria contratados e comissionados.
O Concurso Público...É uma Obrigação Constitucional, queira ou não, o prefeito será obrigado a fazer, com certeza no máximo dentro dos próximos dois anos, judicialmente ou administrativamente haverá
Vamos fazer nossa parte, senão ficaremos sem água, sem praças (das castanheiras), sem educação, sem segurança e sem vida. Só assim Anchieta vai mudar.
Enquanto isso, os "URUBUS" continuam usufruindo “NOSSA praia”
Comentários
Postar um comentário
Exerça à cidadania, contribua com Anchieta.