Prefeito de Anchieta realizará intercâmbio com cidade natal do Beato Anchieta.

O prefeito de Anchieta, o professor Edival Petri, viaja na próxima quinta-feira (24) para a cidade de San Cristóvão de La Laguna, Ilha de Tenerife, na Espanha, local onde nasceu o Apóstolo do Brasil, o Beato José de Anchieta. O objetivo da viagem tem como principal finalidade promover um intercâmbio entre as cidades onde nasceu e morreu o Beato Anchieta. O retorno da viagem está previsto para o dia 02 de dezembro.
A pretensão também é estabelecer com o prefeito daquela cidade, um protocolo de intenções para tornar San Cristóvão de La Lagunae Anchieta, cidades irmãs.“Queremos conhecer a cidade onde nasceu o Beato. Estamos estudando a possibilidade de realizar um intercâmbio entre as duas cidades, que estão ligadas eternamente”, disse Petri.
A proposta principal é criar um convênio com a cidade europeia, possibilitando que estudantes e professores de Anchieta possam realizar intercâmbio a fins culturais e de pesquisas, por meio do Mepes com instituições de San Cristóvão de La Laguna. Ainda, intensificar o turismo religioso dos dois municípios em âmbito internacional, pois são cidades onde nasceu e morreu o jesuíta.
Também, criar outros mecanismos de convênios em diversas áreas, como saúde, educação, cultura, turismo, pesca, etc, objetivando fortalecer os laços entre as cidades irmãs e possibilitar melhores condições de vida para os moradores dos dois municípios.Lá, Petri será recebido pelo prefeito da cidade e outras autoridades. Reuniões e visitas fazem parte do cronograma da viagem.
A iniciativa de geminação é única no Brasil com a cidade européia, mesmo São Paulo, que tem forte influência cultural e religiosa deixada pelo jesuíta, ainda não manifestou nenhuma ligação com a região.
A geminação de cidades é um conceito que tem como objetivo criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente a nível cultural, econômico e histórico, através dos quais, cidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem laços de cooperação. Na Europa, essas paridades são designadas por cidades gêmeas ou geminadas, enquanto que no Brasil e nos estados Unidos da América se designa normalmente de "cidade irmã".
“Iremos apresentar um documento àquela cidade, mostrando que Anchieta e San Cristovão de La Laguna podem desenvolver vários projetos em parceria, principalmente no campo histórico-cultural. “Com a geminação das duas cidades poderemos desenvolver parcerias que visem a contribuir para o desenvolvimento nos campos históricos, turísticos, culturais e sociais, integrando as duas cidades e promovendo constantes intercâmbios para o avanço nessas áreas”, sinaliza Petri.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo circuito turístico em Anchieta, Vale Viver Corindiba

LUTA PELA TERRA. Auto-reconhecimento da comunidade indígena Tupiniquim da Chapada do A em Anchieta

Anchieta é a cidade mais rica do Espírito Santo e a 10ª do Brasil !