Siderúrgica - Deputado Euclério Sampaio visita Anchieta

No carnaval, o deputado estadual Euclério Sampaio sem qualquer alarde visitou Anchieta.



Em pleno sábado de carnaval o deputado Euclério Sampaio veio fazer o que o nenhum deputado estadual fez – defender as comunidades e apoiar os movimentos sociais de Anchieta.


Disse para o presidente da associação de moradores de Chapada do “A” e dos catadores de Caranguejo; “Vou ser ativista contra a siderúrgica aqui (Anchieta) e tenho certeza que se unidos permanecermos ela não virá“, e continuou -“ este projeto siderúrgico é incabível diante dos imensos impactos sociais e ambientais. O que queremos é inclusão social e não que eles venham a dizimar comunidades tradicionais de descendências indígenas, fomentar favelas, trazer mais caos na segurança, saúde e educação, com o pretexto de que vai gerar muito emprego, estes em sua maioria vão ser temporários, gera bolsões de pobreza, sobrecarrega a deficitária infraestrutura e quando a obra acaba, fica todo mundo desempregado e a região não suporta."


Outra preocupação do deputado estadual foi com o turismo, em relatar: “Se vier, vai acabar com o turismo. Como que uma família vai querer ficar em uma cidade extremamente violenta e com constante falta d’agua?” Referindo-se a Anchieta e Guarapari, essa devido à pequena vazão do rio jabuti, na alta temporada turística, retira água do Rio Benevente.


A questão ambiental também foi foco de preocupação de Sampaio: “Se deixarmos isto (siderúrgica) vai acabar com o Manguezal, que é um dos ecossistemas de maior biodiversidade, e de lá sai o sustento de centenas de famílias de pescadores, caranguejeiros.”


“Continuou sua preocupação ambiental:” E o aquecimento global? Nossos governantes não têm qualquer preocupação com a questão climática e a siderúrgica é grande produtora de dióxido de carbono além de outros gases potencialmente indutores de doenças. “O Espírito Santo não tem o inventário dos gases do aquecimento global, imagine se a Vale vai colocar a real produção de dióxido de carbono, são milhões e milhões de toneladas anualmente, um absurdo ”. O dióxido de carbono CO2 é o principal gás do efeito estufa.


Após dar apoio a alguns lideres que encontrou na visita de supetão a Anchieta, ele partiu para comunidade de Chapada do ”A”, conversou com os moradores e foi embora, indignado com o que pretendem fazer na região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo circuito turístico em Anchieta, Vale Viver Corindiba

LUTA PELA TERRA. Auto-reconhecimento da comunidade indígena Tupiniquim da Chapada do A em Anchieta

Anchieta é a cidade mais rica do Espírito Santo e a 10ª do Brasil !