Por Diana Kinch
Da Dow Jones
SÃO PAULO - (Dow Jones) - A ArcelorMittal (MT, MT.AE), maior siderúrgica do mundo, rompeu negociações com a Vale SA (Vale, VALE5.BR) sobre uma possível participação em um projeto de 5 milhões placas de aço que A Vale pretende desenvolver no Brasil, o presidente da ArcelorMittal Brasil nesta quarta-feira.
"Nós já não estamos em conversações com a Vale sobre este projeto", disse Benjamin Baptista Filho, presidente executivo da ArcelorMittal Brasil, à margem do Instituto Brasileiro de Siderurgia, ou IABr, congresso anual em São Paulo. "Nós não estamos interessados."
CEO mundial da ArcelorMittal, Lakshmi Mittal, havia confirmado em 2009, durante uma visita ao Brasil, quando se encontrou com o ex-presidente da Vale Roger Agnelli, de que a siderúrgica estava conversando com o mineiro sobre a possibilidade da criação de um projeto siderúrgico joint venture no Espírito Santo , sudeste do Brasil, onde ambas as empresas já possuem usinas em operação e logística.
O projeto 6.000 milhões dolares nova, nomeada Companhia Siderúrgica de Ubu, seria baseada em Anchieta, no litoral do Espírito Santo, e produzir placas de aço, produto semi-acabado, para posterior processamento no exterior, segundo o diretor da Vale, siderurgia, Aristides Corbellini.
O projeto é uma versão reduzida de 10 milhões de toneladas por ano de projeto lajes Vale tinha planejado originalmente para o site com a maior siderúrgica da China, a Baosteel Group Corp, que fracassou ao não obter uma licença ambiental.
No final de abril, Corbellini disse a repórteres que a Vale estava "pronto" para procurar parceiros estratégicos para o projeto de Ubu. plano da Vale é manter 100% do capital do projeto, até o licenciamento ambiental ea compra de terrenos está concluído, ele disse. Até agora, não de outros parceiros potenciais têm sido nomeado pelo gigante da mineração.
Planos da Vale, em conjunto com parceiros, para gastar cerca de US $ 21 bilhões no próximos anos na construção de 18,5 milhões de toneladas à capacidade siderúrgica novo no Brasil, para acelerar o desenvolvimento industrial do país e impulsionar o mercado local para o minério de ferro da Vale. Os primeiros 5 milhões de toneladas por ano planta entrou em operação no ano passado em uma joint venture com a alemã ThyssenKrupp (TKA.XE). Construção de uma nova fábrica, no norte do Brasil, deve começar dentro de dois meses, a Vale anunciou quarta-feira.
O Brasil deverá produzir um registro 39,4 milhões de toneladas de aço bruto este ano, de acordo com IABr.
Uma fonte próxima à siderúrgica ArcelorMittal Tubarão, também localizado no estado do Espírito Santo, disse que a ArcelorMittal planeja expandir no Brasil em seus locais de instalações existentes, estimulando a jusante instalações de processamento e produção de produtos de maior valor agregado.
"Lajes não pagam", disse a fonte.
ArcelorMittal planeja em breve estar produzindo 3,5 milhões de toneladas por ano de aço laminado na sua fábrica de placas de Tubarão, que tem uma capacidade total de 7,5 milhões de toneladas anuais de placas, e também está expandindo sua Vega do Sul galvanização de aço instalações da fábrica no sul do Brasil, disse a fonte.
Fonte:
Comentários
Postar um comentário
Exerça à cidadania, contribua com Anchieta.